Dia Mundial do Ambiente
Dia Mundial do Ambiente
Os edifícios do futuro serão elétricos e para tal, a eficiência energética é fundamental. É necessário pensar na implementação de sistemas técnicos de energias renováveis mas também investir na renovação e transição energética dos edifícios atuais.
Neste Dia Mundial do Ambiente, lembramos a importância da gestão dos recursos num setor tão exigente como a engenharia civil e, sobretudo, o investimento em instalações técnicas especiais que privilegiem a redução dos consumos hídricos e energéticos.
Potenciar a eficiência energética dos edifícios permite atingir inúmeros objetivos, para além da óbvia e necessária proteção do meio ambiente.
Construções energeticamente sustentáveis promovem o conforto e saúde dos seus utilizadores, sobretudo a nível térmico, qualidade do ar, produtividade no trabalho, por exemplo, mas também permitem um aumento da vida útil dos edifícios bem como uma redução da dependência energética.
A renovação e transição energética e ambiental torna-se imperativa atualmente.
É fundamental investir na gestão dos recursos hídricos através de sistemas hidráulicos que permitam poupar água, esse recurso vital e cada vez mais escasso.
Por outro lado, a aposta na eletrificação das construções leva ao uso de fontes de energia renováveis, mais verdes e consequente descarbonização do meio ambiente, num caminho para um planeta mais saudável para todos.

